História

História do Rotary Internacional

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco da história do Rotary Internacional.

Atenção: Este é um vídeo de 2008, então alguns dados citados não estão atualizados.

História do Rotary Club de Caxias do Sul


Logotipo histórico, utilizado pelo 
Rotary Club de Caxias do Sul até fevereiro/2015

O Rotary Clube Caxias do Sul, é um dos clubes mais antigos do Rio Grande do Sul, fundado em 21 de Abril de 1938 em uma reunião solene, com a presença do Ex-Governador Sr. José do Nascimento Britto e de todos os demais presentes na última Conferência Distrital em Porto Alegre, e apadrinhado pelo Rotary Clube de Porto Alegre.

O Rotary Clube Caxias do Sul foi admitido como membro do Rotary Clube Internacional em 13 de Outubro de 1938, e recebeu o número 4855, e seu primeiro presidente foi o Sr. Olmiro de Azevedo.

Na época, Caxias do Sul contava com uma população de aproximadamente 35.000 habitantes, sua principal indústria era o vinho e produzia anualmente 235.000 kg de uvas. Existiam 132 escolas frequentadas por 4.327 alunos. 

Já na primeira reunião plenária, em Maio de 1938, o novo Clube tomou a iniciativa de cooperar com a Prefeitura Municipal na construção de um aeroporto, objetivo que se tornou realidade com a declaração feita em reunião em junho daquele ano pelo Eng. Jasmelino Jardim Gomes Braga, então Inspetor Regional da Diretoria da Aeronáutica Civil.


Sócios Fundadores
Abramo Eberle
Armando Antunes
Américo R. Mendes
Armindo de Carli
Atílio Veronese
Agostinho Panceri
Dirceu Mazzei
Dante Marcucci
Emílio Michelon
Galearzzo Paganelli
Guilherme Rizzo
Júlio Eberle
Júlio Ungaretti
Júlio Maurício Sassi
José Gazola
Nestor Rizzo (1o Secretário)
Ottoni Minghelli
Olmiro de Azevedo (Presidente)
Turino Michelon


(O texto acima é uma contribuição do companheiro Rudimar Borghetti, com base na agenda de atividades de 2004-2005 quando foi presidente do Clube)