Helen Keller

A Associação Educacional Helen Keller, surge no município de Caxias do Sul através de um movimento de pais de crianças surdas que buscavam inserir seus filhos em um atendimento especializado que atendesse as necessidades dos mesmos.
A partir de 22 de agosto de 1960, liderados por Daniel Batastini Filho, Aldo Fedrizzi, Amélia Casara, Aldo Giacomelli, Liria Graziotin, Ercelino Laidens e Honorina Montemezzo, iniciou-se o trabalho que buscava contemplar questões pedagógicas.
Esse movimento liderado pelas famílias vai solidificando-se e surge a necessidade de atendimento terapêutico com a finalidade de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência nas questões de audiocomunicação (dificuldade de fala, linguagem e surdez).
Nesta trajetória, o movimento consolida-se juridicamente através de estatuto, na data de 05 de setembro de 1967.
A Associação Educacional Helen Keller é uma organização não-governamental beneficente de assistência social, que desenvolve serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, bem como atividades complementares (projetos de diversos tipos de arte e esportes), mantida através de convênios a níveis Federal, Estadual, Municipal e Doação.
A instituição administrada desde o ano de 1994 pelo Rotary Club Caxias do Sul conta com uma estrutura interna composta por equipe administrativa (Diretora Administrativa e Assistentes Administrativos) e técnica (Serviços de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social), que atuam na acolhida, avaliação, diagnóstico, acesso aos atendimentos de 295 usuários, bem como, encaminhamentos a estrutura externa no que se refere a rede socioassistencial do município.
O trabalho da instituição vislumbra a participação social efetiva dos usuários e de suas famílias nos diferentes segmentos sociais, propiciando o desenvolvimento da comunicação e linguagem.
Missão
Viabilizar a participação social e o desenvolvimento da autonomia, através da proteção, promoção, prevenção, habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência nas questões de audiocomunicação.
Público-Alvo
  • Pessoas com Deficiências nas questões de audiocomunicação;
  • Crianças, adolescentes e adultos.

Serviços Disponibilizados

  • Fonoaudiologia;
  • Serviço Social;
  • Psicologia;
  • Psicopedagogia;
  • Serviços de Diagnóstico Audiológico.
Parcerias
Os convênios se estabelecem com o Poder Público Municipal, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), Sercretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Educação (SMED), Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Clubes de Serviços (Casa da Amizade, Rotarys), Instituições Privadas e Comunidade em geral.



Quem foi Helen Keller ?










Histórico da Parceria Rotary Club Caxias do Sul e Associação Educacional Helen Keller
(Fonte: Texto de Leonel I. S. Nascimento - Jul/2011)

No final do ano de 1994, o presidente do Rotary Club Caxias do Sul, Leonel I. S. Nascimento foi procurado pelo companheiro rotariano Paulo Viana (afilhado do companheiro Francisco Lopes), para ouvir um relato e um pedido de ajuda à uma instituição muito importante na cidade.

Tratava-se a Associação Educacional Helen Keller, entidade que abrigava e atendia crianças e adolescentes carentes – surdo-mudas, com a ajuda de profissionais contratados e voluntários, com qualificação profissional na área da fonoaudiologia. Entre estes profissionais encontrava-se sua nora, a qual acusava sérios e vários problemas, os quais colocavam em risco a permanência e a continuidade do funcionamento da referida entidade.

Foi aí, que o presidente do Rotary Club Caxias do Sul efetuou uma avaliação da entidade, com a colaboração de alguns companheiros, baseando-se nos relatos das pessoas que lá exerciam suas funções, levando o assunto ao Conselho Diretor do clube para obter aprovação para passar a exercer a administração da entidade e tentar ajudar na solução dos problemas então identificados.

A entidade estava prestes a encerrar suas atividades pela absoluta falta de recursos e de apoio das várias entidades e do poder público, às quais a associação prestava serviços de atendimento, cujos convênios estavam extremamente defasados e não cumpriam com as necessidades da instituição, a qual atendia naquela época, mais de 200 pessoas.

Embora houvesse alguns companheiros rotarianos contrários à nossa acolhida, resolvemos estender nossa ajuda e solidariedade com a ação volutária de vários parceiros, para não permitir o fechamento da associação.

Buscamos o apoio e a participação dos demais companheiros do Rotary Club Cinqüentenário, presidido pelo companheiro Nadir Rissi e do Rotary Club Imigrante, presidido pelo companheiro Lori Furlan, assim como das damas da Casa da Amizade, os quais prontamente se colocaram a disposição e nos ajudaram na árdua tarefa de reorganizar a entidade, nas várias áreas da organização.

Em março de 1995 realizamos uma Assembléia Geral com a intenção de formalizar a referida parceria, quando foi eleita a primeira diretoria, formada pelos rotarianos dos clubes de Caxias do Sul, presidida pelo presidente do Rotary Club Caxias do Sul, por unanimidade, permanecendo no cargo por quatro anos consecutivos.

Os companheiros dos demais clubes de Rotary – Ana Rech, Vêneto e Pérola das Colônias, criados posteriormente, se incorporaram às atividades da associação, a exemplo dos demais.

Foi contratada, imediatamente, a senhora Ilma Vieira, na função de Diretora da instituição, a qual foi delegada a função de, além de dirigir o grupo de trabalho, organizar a parte funcional da associação, resgatando os convênios existentes, os quais foram novamente negociados com as entidades conveniadas e com o poder público, de quem obtivemos total apoio.

A situação funcional do quadro de profissionais foi regularizada, atendendo às exigências legais. Alguns profissionais e voluntários deixaram a instituição naquela ocasião, aos quais declinamos total liberdade e o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados até então.

Foi um longo e árduo período, que pudemos compartilhar com os vários companheiros, especialmente os rotarianos Antoninho Scottá, Gotardo Perozzo, Mário Pezzi, Francisco Lopes, Rudimar Borgheti, Juarez e Ana Danenhauer, João Cláudio Pante, José Pinheiro Motti, Raul Randon, Ademar Salvador, entre outros, os quais tiveram atuação destacada, ajudando-nos a buscar recursos financeiros, indispensáveis à regularização das pendências nas áreas da previdência social e trabalhista.

Obtivemos do executivo Caxiense total apoio, através das várias secretarias, assim como do Judiciário, do Comdica, Conselho Tutelar e vários outros...

Solucionados parte dos problemas até então verificados, foi decidida a criação do Ambulatório de Maus Tratos, para a acolhida das várias vítimas infantis, encaminhadas tanto pelo Juizado da Infância e Juventude, como pelo Conselho Tutelar.

Foi aí que obtivermos integral apoio da senhora Vera Vanin, do Dr. Leoberto Brancher, Juiz da Vara da Infância e da Juventude, da direção do Comdica, na pessoa da Senhora Miriam Nora, da Faz, na pessoa da senhora Lourdes Rizzon, e de várias outras instituições.

Destaca-se especial reconhecimento ao SIMECS, na pessoa do então presidente, companheiro João Cláudio Pante, que aportou, juntamente com a Indústria Farmacêutica Basa, recursos financeiros, que mensalmente eram necessários para cobrir despesas com salários, encargos da Associação e aluguel da sede do Ambulatório de Maus Tratos.

Estas relevantes ajudas permaneceram por vários meses, até que a associação tivesse obtido dos vários convênios nas esferas municipal, estadual e federal, as revisões das receitas necessárias, o que não ocorria há vários anos.

Estas dificuldades, entre várias outras, foram enfrentadas por muito tempo, pelos colaboradores da instituição, na pessoa da Senhora Ilma Vieira e pelos rotarianos do Rotary Club Caxias do Sul, já citados, destacando-se em especial, os companheiros Gotardo Perozzo, Antoninho Scottá, Mário Pezzi, João Cláudio Pante, Odacir Conte, Rudimar Borghetti, Francisco Lopes, Ademar Salvador e Roberto Ferrari.

Alguns projetos foram realizados com subsídios da Fundação Rotária do Rotary International e com outros Rotary Clubs, no decorrer desses 15 anos de parceria, podendo-se citar por exemplo, a aquisição de computadores com “software” com a linguagem Libras, aquisição de um Empedanciômetro - aparelho utilizado para medir os níveis de audição, Sala de Multimídia...

No final dos primeiros quatro anos, o presidente foi substituído pelo companheiro Mário Pezzi, para o período dos próximos dois anos.

É importante o registro de que, no ano rotário de 2002/2003, quando o Rotary Club Caxias do Sul era presidido pelo companheiro Mário Pezzi, foi criado, pelas professoras de Libras, o Coral Juvenil formado pelas crianças atendidas pela Associação Helen Keller, tendo se apresentado em vários eventos, entre eles a Conferência Distrital do Distrito 4700, administrado pelo Governador Leonel Nascimento.

A senhora Vilma Nascimento patrocinou a confecção do uniforme para as crianças do coral, documentados nos anais da conferência distrital, com fotos e principalmente com a participação do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

Seguiram-se na presidência da Associação, os companheiros Ademar Salvador, que por seis anos exerceu esta função, tendo sido substituído pelo companheiro Luiz Antonio Kuyava e, atualmente, exercida pelo companheiro Eduardo Anversa.

Neste período, depois da presidência do companheiro Mário Pezzi, a Diretora Ilma Vieira foi substituída pela atual Vera Pícolli.

É importante registrar que a administração da entidade deverá ser sempre exercida por companheiro indicado pelo Rotary Club Caxias do Sul, cujo acordo tácito fora firmado ainda em 1995, com a participação indispensável dos rotarianos dos vários clubes de Caxias do Sul.

Este breve historio é indispensável para que seja registrada na memória dos jovens rotarianos e novos colaboradores e que tenha-se, sempre presente, a importante participação dos rotarianos de Caxias do Sul, na manutenção dessa importante instituição.

Neste ano de 2010, quando a entidade comemora seus 50 anos de existência, cuja fundação ocorreu em 23 de agosto de 1960, deve-se resgatar, também, parte deste relevante histórico, para que não se os registros não se percam e as informações dos fatos ocorridos sejam amplamente divulgados e, que por justiça, deve-se reconhecer a participação dos rotarianos e colaboradores abnegados na sustentação das atividades da associação, no decorrer desses últimos 15 anos e que certamente serão continuados pelos seguidores do ideal de servir.

Parabéns Rotarianos do Rotary Club Caxias do Sul e dos clubes co-irmãos...!!!

Obrigado a todos que fazem parte desta grande família rotária caxiense...!!!





Associação Educacional Helen Keller
Rua Irmão Robertão, 31 - Bairro Nossa Senhora de Lourdes - Caxias do Sul - RS - CEP 95070-610
Telefone: (54) 3212-1433 ahkeller@terra.com.br