terça-feira, 10 de julho de 2012

Exposição das Bandeiras nas Reuniões do Rotary


BANDEIRA NACIONAL

É TRADIÇÃO em Rotary a exposição da Bandeira Nacional em suas reuniões, compondo a panóplia. No Brasil, a Lei nº 5.700/71 dispõe sobre os Símbolos Nacionais, regulando a apresentação da Bandeira Nacional. Apenas o Pavilhão Nacional deve ser saudado no início e no final da reunião, como uma demonstração de respeito à Pátria e exaltação ao espírito cívico que deve dominar nossas reuniões (é comum aos Presidentes pedirem salva de palmas também às demais bandeiras, o que não é correto).
QUANDO HOUVER homenagem a convidados, bolsistas, intercambistas, etc. ou datas de outros Países a comemorar, conceder-se a precedência ao Pavilhão do País homenageado. Nesses casos os Pavilhões ficarão no mesmo plano, destacados dos demais.

ORGANIZAÇÃO DA PANÓPLIA

GUIA PRÁTICO para auxiliar os Diretores de Protocolo na preparação das panóplias.
ILUSTRAÇÃO DA BANDEIRA NACIONAL COMPOSTA COM OUTRAS BANDEIRAS.
1) COM BANDEIRA DO ESTADO: Nacional à direita e Estado à esquerda (Obs: a referência de esquerda e direita é sempre de quem, da panóplia olha para a platéia)


PLATEIA


2) COM BANDEIRA DO MUNICIPIO: Nacional à direita e Município à esquerda.


PLATEIA


3) COM BANDEIRA DO ESTADO E DO MUNICIPIO: Nacional ao centro, Estado à direita e Município à esquerda.


PLATEIA


4) COM BANDEIRA DO ESTADO E DO ROTARY: Bandeira Nacional ao centro, do estado à direita e do Rotary à esquerda.



PLATEIA


5) COM BANDEIRA DO ESTADO, MUNICIPIO E ROTARY: Nacional ao centro – direita, estado à esquerda da Nacional (dividindo as duas o centro), município à direita e Rotary à esquerda, ao lado da bandeira do estado.


PLATEIA


6) COM BANDEIRAS DE VÁRIOS ESTADOS: Coloca-se a bandeira do estado anfitrião à direita da Bandeira do Brasil. As bandeiras dos demais estados irão à esquerda e à direita alternadamente, obedecendo ao critério de precedência por ordem cronológica de criação histórica de cada um deles (vide ordem de precedência entre os estados brasileiros).

PLATEIA


7) BANDEIRA NACIONAL E DE OUTRO PAÍS: Nacional à direita e do país visitante à esquerda.


PLATEIA


8) COM BANDEIRAS DE OUTROS PAÍSES: Bandeira Nacional ao centro (centro direita no caso de bandeiras em número par). As bandeiras dos países visitantes seguem a ordem alfabética, pelo idioma do país anfitrião. (Os organismos internacionais seguem a ordem alfabética utilizando o idioma oficial).


PLATEIA


9) COM BANDEIRAS DE OUTROS PAÍSES E A DO ESTADO ANFITRIÃO: A bandeira do país visitante com a primeira letra alfabética fica à direita da Bandeira Nacional, a bandeira do estado anfitrião à esquerda da brasileira, as dos outros países pela ordem alfabética ficam à esquerda e direita alternadamente das citadas. (Este caso aplica-se quando o número de bandeiras é ímpar).


PLATEIA


- No caso de número par de bandeiras teríamos: Bandeira do Brasil no centro –direita, País visitante com primeira letra do alfabeto (por ex. Argentina) à esquerda da brasileira, a do estado anfitrião à direita da Nacional e as outras alternadamente por ordem alfabética, à esquerda e direita das citadas.


PLATEIA


10) COM BANDEIRAS DE OUTROS PAÍSES, DO ESTADO E DO ROTARY (no caso de número par de bandeiras): Brasil no centro-direita, país visitante à esquerda da brasileira, a do Estado anfitrião à direita da do Brasil e a do Rotary à esquerda do país visitante.


PLATEIA


No caso de não haver País visitante e o clube tiver a bandeira da ONU, lembrar que esta representa todos os países do mundo e, assim, pode substituir todas as outras bandeiras. A panóplia central pode ser organizada,de forma mais simples: Bandeira Nacional ao centro, ONU à direita, estado anfitrião à esquerda da brasileira, município ou da nacionalidade do palestrante ou homenageado à direita da ONU e por fim a do Rotary à esquerda da do estado.
*País do palestrante,
homenageado     ou
         Município

PLATEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários sobre esta notícia!